4 erros na hora de contratar um consórcio para imóveis

1f

O consórcio para imóveis é a alternativa mais segura para quem quer ser dono da própria casa. Longe das taxas de juros e das altas prestações dos financiamentos, essa é uma modalidade financeira que pode encaixar em todos os bolsos. Isso porque o valor final do imóvel será dividido pela quantidade de meses mais adequada a cada pessoa.

Se essa possibilidade parece tentadora para você, antes de assinar o contrato, veja as dicas que separamos. Conheça os 4 erros que podem ser cometidos na hora de contratar um consórcio para imóveis.

Não se informar o suficiente

Antes de mais nada, um consórcio é uma transação financeira. Portanto, deve ser tratada com seriedade e bastante atenção. Nesse sentido, o primeiro passo deve ser procurar informações. Procure entender quais são os seus direitos e deveres, assim como os ligados ao papel da administradora. Da mesma forma, conheça a empresa com a qual você fará negócios. Busque na internet, consulte a Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio) e peça referências aos amigos. Apenas uma pessoa bem informada poderá tomar decisões com segurança.

Ter expectativas imediatistas

Os grupos de consórcios são formados por várias pessoas que contribuem mensalmente para que um membro do grupo seja contemplado com uma carta de crédito. Por isso, apesar de sermos naturalmente otimistas, as chances de uma pessoa ser sorteada logo no início do contrato são pequenas. Isso posto, é fundamental que as suas expectativas quanto ao tempo devem estar alinhadas com a duração do contrato. O consórcio para imóveis é perfeito para quem precisa se planejar, mas não consegue ter disciplina para poupar.

Subestimar o poder do lance

À primeira vista, pode parecer desanimador ter que contar com a sorte para receber a carta de crédito em um consórcio de imóveis. A boa notícia é que existe uma forma de acelerar esse processo: por meio de lances.

Eles nada mais são que um adiantamento das parcelas. Ou seja, você ofertará uma quantidade maior de dinheiro para poder ser contemplado na próxima assembleia. Como várias pessoas do grupo podem dar o lance, essa etapa acontece em sigilo e será decidida por meio de leilão. Ou seja, quem der mais, leva. Se você não for contemplado dessa vez, pode tentar novamente na próxima oportunidade.

Comprometer a renda exageradamente

Embora o consórcio de imóveis seja animador, é importante não exagerar no valor de cada parcela. Isso diminuirá o tempo de contrato, mas ao mesmo tempo, pode comprometer seriamente o seu orçamento mensal. O segredo é ter paciência e colocar tudo na ponta do lápis. Parcelas menores permitem que você não tenha que abrir mão dos prazeres imediatos. Além disso, com o planejamento correto, é possível pagar o consórcio e criar uma poupança paralela para o lance. Dessa forma, antes que você esperava, será possível usar a carta de crédito para comprar o seu tão sonhado imóvel.

Contratar um consórcio para imóveis pode ser a solução que você procurava para finalmente comprar uma casa ou apartamento. Ele é ideal para quem tem dificuldades para poupar e não quer lidar com os juros do financiamento. Escolhido o grupo certo para as suas necessidades, é só começar a planejar o novo lar.

Você acha que se encaixa nesse perfil? Comente aqui embaixo quais são as suas dúvidas sobre o consórcio para imóveis.

 

Adicionar comentário