4 vantagens de sair do aluguel e comprar um imóvel pelo consórcio

5f

O aluguel é a primeira alternativa para quem vai morar sozinho. O orçamento é baixo e os primeiros apartamentos são pequenos. Com tempo, as necessidades aumentam, os espaços também e a despesa com moradia parece perder o sentido. Quem vive de aluguel já experimentou a frustração em pagar valores altos que parecem não levar a lugar nenhum. Afinal, o mesmo valor poderia ser aplicado na compra de um imóvel.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a investir seu dinheiro em um bem durável. Veja 4 vantagens de sair do aluguel e comprar um imóvel pelo consórcio.

Conciliar as contas sem perder o controle

A primeira preocupação de quem quer comprar um imóvel para sair do aluguel é como conciliar as contas. Apesar de já ter despesas por uma casa nova, você ainda terá que bancar o aluguel até que possa se mudar. A solução para esse problema está no controle que você pode exercer sobre as suas despesas. Enquanto o financiamento tende a ter parcelas mais caras na medida em que o contrato se aproxima do fim, no consórcio elas não sofrem essa influência tão agressiva dos juros. Dessa forma, as prestações que forem pagas no início do contrato permanecerão as mesmas até o fim.

Começar o quanto antes

Poucas pessoas vivem de aluguel porque querem. Em geral, essa é uma alternativa temporária e, cedo ou tarde, o sonho da casa própria começa a se manifestar. Sair do aluguel é uma meta de vida para muitos, mesmo que os planos para os futuros da carreira e da família ainda não sejam claros. Com isso em mente, é possível começar a se planejar o quanto antes. No consórcio não é necessário dar um valor de entrada e, quando menos esperar, você será contemplado com a carta de crédito para compra do imóvel.

Possibilidades de uso da carta de crédito

Mesmo que no momento da compra do consórcio você ainda não tenha uma casa ou apartamento em vista, é possível estimar o valor que será necessário para a compra. Todo o seu planejamento financeiro, do consórcio e do orçamento pessoal, será feito com base nesse valor estimado.

Contudo, se no momento da contemplação seus planos tenham mudado um pouquinho, o consórcio não terá sido em vão. Isso porque é possível usar a carta de crédito para diferentes propósitos. Você poderá comprar um apartamento, mas também um terreno, ou construir uma casa do zero e, até mesmo, bancar uma reforma. Pense no consórcio imobiliário como um investimento em moradia.

Recorrer ao FGTS

Assim como no financiamento, o consórcio permite o uso do FGTS. Dessa forma, você pode se preparar para dar um lance quando for conveniente, ou quitar as prestações que restam em contrato. Essa é uma possibilidade animadora, pois o Fundo de Garantia funciona como uma poupança. O seu empregador é obrigado por lei a depositá-la e são poucas as oportunidades em que esse dinheiro estará disponível para o seu uso. Por isso, aproveite a oportunidade para sair do aluguel!

A casa própria representa uma segurança de vida. Além de ser um bem durável, que pode ser usado em transações financeiras, ele tira os gastos com aluguel do orçamento doméstico. Com os consórcios imobiliários, a compra da casa própria acontece de maneira sutil, sem comprometer a renda e com infinitas oportunidades de uso da carta de crédito.

Se você está pensando em sair do aluguel, conte nos comentários como os consórcios podem ser a solução exata para o seu caso!

 

Adicionar comentário