Como comprar o primeiro imóvel através do consórcio?

1f

A compra do primeiro imóvel costuma ser cercada de muitos mitos. Qual é a idade esperada para que eu tenha a casa própria? É possível fazer isso mesmo com o meu salário de início de carreira? Vai demorar muito para esse dia chegar?

Todas essas dúvidas não são sem razão. Essa é uma decisão importante e representa uma grande conquista na vida. Mas nada disso precisa ser acompanhado de dores de cabeça e preocupações. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas que vão te ajudar a conquistar o seu sonho por meio do consórcio.

Por que contratar um consórcio de imóveis?

O consórcio de imóveis é uma modalidade de crédito cujo controle das prestações é muito simples. Basta escolher o valor da carta de crédito, em quanto tempo você pretende quitá-la e o valor das parcelas permanecerá. Ou seja, elas não ficarão mais caras à medida que o tempo passar. Para profissionais no início de carreira, por exemplo, essa alternativa resolve as inseguranças que podem surgir sobre o futuro.

Não precisa ter pressa para comprar o primeiro imóvel

Apesar de muita gente ficar ansiosa para completar essa etapa, não existe prazo ou idade ideal para adquirir o seu primeiro imóvel. Por isso, a sua decisão sobre qual modalidade de crédito escolher deve ser tomada com base em informações e com consciência das suas expectativas. O consórcio permite que você comece a realizar esse sonho sem que, necessariamente tenha um apartamento em vista, ou pressa para se mudar. De qualquer forma, quanto mais cedo começar o planejamento, mais rápido a casa ou apartamento serão seus.

Consórcio ajuda a poupar e organizar as contas

Se você quer comprar o primeiro imóvel, mas não consegue poupar o suficiente, considere a possibilidade de contratar o consórcio. Essa é a forma de começar a pagar por ele, mas com os recursos que você tem à disposição imediatamente, pois não é necessário dar uma entrada. Além de ser um grande incentivo para colocar o orçamento em ordem e ter mais controle sobre os seus rendimentos.

A vantagem de já contratar o consórcio de imóveis é que você assumirá um compromisso consigo mesmo de trabalhar para conquistar esse sonho. Não só manter-se no emprego, mas também usar o seu dinheiro de forma inteligente.

O lance será sempre uma opção

No consórcio de imóveis, o valor das cartas de crédito será atingido a partir da poupança que todo o grupo formará junto. Mensalmente uma cota será sorteada para receber a carta de crédito. Esse é o motivo pelo qual o consórcio exige paciência. Entretanto, existe uma forma de adiantar a contemplação e dar um lance. Ele será encarado como um adiantamento das parcelas. Por isso, aproveite as bonificações, décimo terceiro salário e, até mesmo, a restituição do imposto de renda para juntar um dinheiro extra e poder dar um lance.

A compra do primeiro imóvel é como um marco da vida adulta. Mas você não precisa esperar ele se tornar uma urgência para começar a pensar nisso. Com o consórcio de imóveis é possível se planejar com calma, sem que esse investimento provoque grandes comprometimentos da sua renda. Para que planos como esse, de médio e longo prazo, possam ser prazerosos, é fundamental que você possa aproveitar os momentos de lazer imediatos.

Já começou a pensar na compra do seu primeiro imóvel? Conte nos comentários quais são as suas expectativas e motivações para criar essa meta.

 

Adicionar comentário