O que levar em consideração na hora de escolher um consórcio imobiliário?

3f

O momento da escolha do consórcio imobiliário é envolto em expectativas e dúvidas. Não sem razão, pois esse é o início da realização de um sonho. Tomada a decisão de investimento, chega a hora de definir o valor da carta de crédito, escolher a administradora e o grupo que melhor se encaixa nos seus planos.

É possível passar por todo esse processo sem dores de cabeça. Para te ajudar durante essa fase, separamos alguns tópicos que não podem ficar de fora. Saiba o que levar em consideração na hora de escolher um consórcio imobiliário.

Conheça a administradora do consórcio imobiliário

A administradora de consórcios é a empresa responsável por cuidar do bom funcionamento dos grupos. Ou seja, fazer todas as transações financeiras, liberação do crédito aos contemplados, cobranças aos inadimplentes e qualquer outra função necessária ao longo do processo. Por isso, certifique-se de que a sua administradora está preparada para atende-lo sem imprevistos.

Pesquise na internet, busque referências com os amigos e cheque na Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC). Na dúvida, procure também o PROCON. Essa deve ser uma empresa séria, acostumada a lidar com seus clientes de forma transparente e, acima de tudo, deve trabalhar para que o seu sonho se realize.

Leia o contrato atentamente

Esteja atento a todas as cláusulas do contrato para que depois de um tempo surpresas desagradáveis não surjam. Se isso acontece durante a compra de um par de meias, tudo bem, mas com o seu consórcio imobiliário não dá para brincar. Para evitar que você se surpreenda com gastos extras e parcelas inadequadas, leia o contrato atentamente.

A maioria das administradoras trabalha com contratos padrão, e não hesitará em oferecer uma cópia para te ajudar a tomar sua decisão. Até que você tenha assinado os papéis, nenhum acordo está fechado. Não se sinta obrigado a assinar algo que você não concorda.

Discuta prazos, expectativas e taxas administrativas

Quem contrata um consórcio imobiliário não precisa comprar um imóvel imediatamente. Mas isso não significa que você sentará pacientemente esperando a contemplação durante todo o contrato, até que as prestações cheguem ao fim. Então antes de firmar o compromisso, converse com a administradora sobre todos os pormenores que possam surgir ao longo do contrato.

Quais são os prazos que devem ser cumpridos, assim como taxas administrativas e correção dos juros. Essa é uma modalidade de negócios que permite certa flexibilidade. Portanto, acima de tudo, escolha as parcelas que melhor se encaixem ao seu orçamento, planeje o seu lance e alinhe as suas expectativas.

Na hora de contratar um consórcio imobiliário, é importante que você esteja munido de todas as informações possíveis. Sua decisão deve ser tomada com confiança. De nada adianta passar todo o tempo do contrato remoendo inseguranças e esquecer de curtir essa conquista. Por isso, leve em consideração todos os pontos que forem importantes para você, mesmo que à primeira vista eles pareçam preocupações bobas.

Você está pensando em contratar um consórcio imobiliário? Se ficou alguma dúvida, compartilhe conosco nos comentários. O primeiro passo foi dado, agora é a hora de começar os planos em prática.

 

Adicionar comentário