Consórcio contemplado? Saiba o que fazer depois do sorteio e ter seu imóvel liberado

9f

Ser contemplado é o que espera todo consorciado. A ansiedade parece crescer a cada nova assembleia e quando esse dia finalmente chega, a alegria é imensa. Apesar da excitação, esse é um momento que requer atenção. Não só pela documentação que deve ser providenciada, mas para que a carta de crédito possa ser aproveitada dentro de todas as suas possibilidades.

Teve o consórcio contemplado? Saiba o que fazer depois do sorteio e ter seu imóvel liberado.

Consórcio contemplado e os documentos pessoais

Assim que realizada a assembleia, a cota sorteada estará disponível para conferência dos consorciados. Em alguns casos é possível, inclusive, acompanhar a assembleia pela internet. Confirmada a sua contemplação, a administradora entrará em contato e solicitará os documentos necessários. Geralmente, eles são os mesmos solicitados no momento da contratação do consórcio, mas em suas versões atualizadas.

O objetivo da administradora ao solicitar os documentos é efetuar uma análise de crédito. Eventualmente, poderão ser pedidos novos comprovantes, mas não precisa se preocupar, a administradora informará exatamente o que precisa ser reunido assim que o consórcio contemplado for confirmado.

A identificação do imóvel

Assim como é importante fornecer seus dados pessoais, será necessário informar os dados do seu imóvel. Ou seja, informações da construtora, ou do proprietário, que comprovem a existência do empreendimento. Essa mesma regra vale em outros usos da carta de crédito. Por exemplo, a compra de um terreno será exatamente igual a compra do imóvel. Se a sua carta de crédito for dedicada à construção de um imóvel ou a reforma da sua casa, o projeto com devido cronograma, e assinado pelo engenheiro responsável deve ser adicionado aos documentos.

Avaliação do cadastro do consorciado

Todos esses documentos são usados para fazer a análise de crédito. Mesmo que o contrato já esteja assinado, essa é a forma de garantir tanto para a administradora, quanto para os outros consorciados, que as prestações continuarão a ser pagas. A documentação também será necessária para avaliar o imóvel e se certificar que ele corresponde ao valor da carta de crédito.

Compra do imóvel

Assim que as análises forem feitas, o crédito finalmente será liberado. Fique atento a essa etapa, pois muitas das cartas têm data de validade. Caso você perca esse prazo, será necessário solicitar uma segunda via junto à administradora e isso pode ter um custo.

Com a documentação em mãos, chega o momento de comprar o imóvel. O valor da carta de crédito não será depositado na sua conta. Mas sim, gerenciado pela administradora, que é a grande responsável por todas as transações financeiras. Lembra das taxas administrativas? Elas cobrem essa parte do processo também. Apesar disso, o consorciado tem toda a liberdade para negociar no momento da compra. Ou seja, você poderá pedir descontos em função do pagamento à vista, por exemplo.

Seja por sorteio ou lance, quando o consórcio contemplado acontece, é o resultado de muita persistência. É fundamental que o consorciado tenha planejamento financeiro para que todo o processo aconteça sem dores de cabeça. Confirmada a contemplação, em poucas semanas você poderá se mudar para a casa nova.

Conte nos comentários como está sendo o processo para a compra da sua casa própria.

 

Adicionar comentário