Como contratar um consórcio imobiliário com mais segurança

21f

A compra da casa própria é um momento de muita expectativa. Além de realizar um sonho, ela envolve a movimentação de quantias altas de dinheiro. Por isso, é natural que surjam algumas inseguranças ao longo do processo.

Quem pesquisou sobre as diferentes formas de fazer isso percebeu que as altas taxas de juros tornaram o financiamento mais custoso. É nesse cenário que o consórcio imobiliário surge como a melhor opção. Isso porque não são cobrados juros, apenas taxas administrativas.

Se você está nessa situação, entenda como contratar um consórcio imobiliário com mais segurança.

Informe-se à exaustão

A contratação de um consórcio é uma transação financeira como qualquer outra. Mesmo que não seja um empréstimo, é um grande investimento. Por isso, busque o máximo de informações possíveis. Entenda como o consórcio funciona em seus mínimos detalhes. Quais são as taxas atreladas aos contratos e os seus direitos como consumidor. Da mesma forma, converse com os amigos que já tenham passado por esse processo. Procure entender como o consórcio foi favorável e quais estratégias deram certo no caso deles. Lembre-se que uma pessoa bem informada consegue tomar decisões mais precisas.

Pesquise sobre a administradora

Entendido o funcionamento do consórcio, é chegada a hora de escolher o seu parceiro de empreitada. Nessa etapa, a primeira regra continua valendo: pesquise bastante. Além de conhecer a experiência dos amigos, busque informações que reforcem a credibilidade das administradoras. Desde a internet, passando pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC), até serviços de proteção ao consumidor. Todos eles juntos devem fornecer dados suficientes para que você se sinta seguro em assinar o contrato.

Entenda qual consórcio imobiliário é o certo para você

Cada administradora tem suas regras específicas. Ou seja, dentro da legislação, elas terão variações quanto ao valor da taxa administrativa, documentação exigida e mecanismos para o lance. Procure entender como essas especificidades afetarão o seu planejamento pessoal. O melhor negócio é aquele que atende às suas necessidades. Em caso de dúvidas, entre em contato com os representantes e pergunte tudo o que precisar. Acima de tudo, a sua administradora deve ser transparente e trabalhar como sua parceira.

Escolha o grupo que funciona melhor para a sua situação

Os grupos de consórcios são formados por pessoas que buscam uma carta de crédito no mesmo valor que a sua. Mas essa não é uma decisão que envolve somente valores. Tão importante quanto, o tempo de pagamento definirá a faixa de preço das suas prestações. A elas são adicionadas as taxas administrativas, fundo de reserva e seguro. Os grupos também podem ser diferenciados de acordo com o seu comportamento. Isso porque é possível entrar em grupos que já estejam funcionando há um tempo. Nesses casos, o consorciado que tinha uma grande reserva para dar lance nos primeiros meses já o fez. Portanto, o valor do lance estará mais baixo. Além disso, restará pouco tempo para o término do contrato, o que significa menos taxas.

Contratar um consórcio imobiliário não tem segredos. Essa é a melhor opção para quem quer comprar a casa própria e não pode comprometer drasticamente o seu orçamento pessoal. Por isso, informe-se bastante, esclareça todas as suas dúvidas e assine o contrato sentindo-se seguro da sua decisão.

Se você está procurando um consórcio imobiliário, conte nos comentários quais critérios de escolha são bons para você.

 

Adicionar comentário