Quando é hora de comprar uma casa própria? 

comprar casa propria

Comprar uma casa própria é um sonho de boa parte dos brasileiros. Sair do aluguel, tornar-se proprietário e ganhar muita segurança são fatores que contam muitos pontos a favor desse desejo.

Ao mesmo tempo, há de se considerar que essa é uma atitude bastante complexa e que, mais do que isso, é cara. Fazer o pagamento de uma só vez não é comum para a maioria das pessoas e mesmo obter crédito exige uma análise aprofundada de diversos fatores.

Por isso, veja a seguir quando é hora de comprar um imóvel desse tipo e descubra se é ou não o momento para você!

Avalie as finanças para saber se é hora de comprar uma casa própria

Ter a tão sonhada casa própria exige uma boa quantidade de dinheiro investido. Por isso, para saber se é o momento você deve começar considerando como estão as suas finanças. Se você gasta mais do que recebe e está sempre no vermelho, significa que você não tem dinheiro poupado.

Somado a isso, está o fato de que você tende a ser inadimplente. Mesmo com um consórcio, isso significa que você pode ser excluído do grupo.

Por isso, vale a pena pensar se a sua situação financeira é favorável o bastante para que você, no mínimo, pague todas as parcelas em dia e sem maiores dificuldades.

Considere a sua estabilidade antes de pensar na aquisição

Além disso, você também precisa considerar qual é a sua estabilidade de uma maneira geral. As coisas podem estar indo muito bem para as suas finanças no dia de hoje, mas há alguma garantia ou mesmo chance de essa situação se manter estável?

Se você tem bastante estabilidade no emprego, se tem dinheiro guardado ou investimentos rentáveis, então há um sinal verde para comprar uma casa própria, considerando os outros fatores.

Porém, se a sua renda não é fixa e nem garantida e se as suas despesas são muito variáveis, talvez esse não seja o melhor momento.

Pense no seu estilo de vida e nas suas necessidades

Outra coisa a se levar em conta é o seu estilo de vida. Se você viaja o tempo todo e precisa de muita mobilidade, certamente uma casa própria ainda não é a melhor escolha para você. Por outro lado, se você pretende começar uma família com mais segurança, a aquisição do imóvel é uma boa ideia.

Você também tem que pensar na questão do aluguel. Pode ser que o valor esteja muito acima das suas possibilidades e até mesmo menos vantajoso do que o valor mensal de um consórcio de imóveis, por exemplo. Nesse caso, pode valer mais a pena partir para uma aquisição.

Avalie o mercado de imóveis

Não menos importante, você deve pensar no mercado de imóveis como um todo. Essa é uma análise um pouco mais complexa, mas que vale a pena se você souber usá-la de maneira estratégica.

Pense, por exemplo, em um momento de crise econômica. Nesse tipo de cenário, o mercado imobiliário fica desaquecido e os imóveis começam a ficar bem abaixo do preço. Se você tiver uma quantia de dinheiro relativamente boa, dá para fazer um consórcio e dar um lance com o que você tem guardado, usando a carta de crédito para aproveitar essa excelente oportunidade.

Ao compreender se é o momento de comprar uma casa própria, fica mais fácil tomar uma decisão acertada para a sua vida e suas finanças. Com isso, o processo traz ainda mais chances de sucesso.

E para você? É ou não a hora de fazer essa compra? Compartilhe nos comentários!

 

Adicionar comentário