O cancelamento de consórcio imobiliário é possível?

Fazer um consórcio é uma forma de adquirir bens, como a tão sonhada casa própria, de uma maneira mais fácil. Porém, algumas vezes o processo não sai como o previsto e você pode ter dificuldade para quitar as parcelas ou simplesmente mudar de rumo quanto à aquisição.

Nesse caso, o cancelamento de consórcio imobiliário tende a ser a saída na qual as pessoas pensam em primeiro lugar. Mas será que essa é uma possibilidade? A seguir, confira a resposta.

É possível realizar o cancelamento de consórcio imobiliário?

Em muitas administradoras é perfeitamente possível realizar o cancelamento de consórcio imobiliário. No caso da Porto, especificamente falando, o cliente tem essa opção desde que não tenha utilizado a carta de crédito.

Assim, o cliente pode ter sido contemplado, mas desde que não tenha utilizado o valor da carta de crédito, poderá reverter a situação.

Como é feito o cancelamento?

A exigência para conseguir fazer esse cancelamento na Porto é realizar uma solicitação por escrito. O ponto mais importante é que a assinatura da solicitação deve ser exatamente idêntica à assinatura do contrato de adesão de modo a evitar fraudes e falsificações.

Porém, o ideal é ligar antes para a administradora para saber exatamente como proceder. Isso vai economizar tempo e vai garantir que o processo seja realizado da melhor maneira possível.

O que acontece com o valor pago?

Mesmo sem ter usado a carta de crédito, ao fazer o cancelamento de consórcio imobiliário você já realizou alguns pagamentos, nem que seja somente os iniciais. Sendo assim, ao sair do grupo você tem direito a receber todo o valor correspondente do fundo comum, menos a taxa administração e a multa de rescisão.

Porém, o retorno desses recursos vai depender da data do seu contrato. Se o contrato tiver sido firmado antes da lei de consórcio — ou lei n° 11.975/2008 —, você receberá os recursos 60 dias após todos os participantes receberem seus bens.

Já no caso de o contrato ter sido firmado depois, você participará de um sorteio à parte, feito com todas as pessoas excluídas do grupo. Esse sorteio corre pela Loteria Federal e, uma vez contemplado, você recebe o valor.

O processo é seguro?

Em se tratando de uma administradora de renome e qualidade como a Porto, o processo de cancelamento desse processo e recebimento dos valores já quitados é totalmente seguro. Mesmo que seja um pouco mais demorado devido a condições específicas, os valores são, inclusive, corrigidos monetariamente.

Porém, é muito importante ficar atento a todas as questões do contrato, como a multa de rescisão. Isso evita que você se surpreenda negativamente com as consequências dessa exclusão do consórcio.

É possível usar o dinheiro para qualquer finalidade?

Uma vez que você tenha devolvida a quantidade referente ao fundo comum, não existe nenhum impedimento para que você utilize o dinheiro. Assim sendo, depois da devolução a administradora não possui qualquer interferência em como será usado o valor, o qual é devolvido com inteira liquidez.

O cancelamento de consórcio imobiliário é possível, inclusive falando especificamente da Porto. Para tanto, é necessário seguir os procedimentos e, ainda mais importante, ficar de olho nas condições e valores estabelecidos em contrato antes de tomar essa decisão.

Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, aproveite o espaço nos comentários para esclarecê-la!

 

Adicionar comentário