4 dicas para contratar um consórcio para imóvel com segurança e tranquilidade

Contratar um consórcio para imóvel é uma ação que pode garantir que você realize o sonho da casa própria. Porém, trata-se de um compromisso em longo prazo e, na média, você vai levar de 10 a 15 anos para quitá-lo.

Com tanta responsabilidade, é fundamental que você faça uma escolha adequada e segura. Assim, você poderá aproveitar sua casa com tranquilidade uma vez que seja contemplado, sem precisar se preocupar com outras questões.

Para chegar lá, veja 4 dicas para fazer a melhor contratação possível!

1. Conheça as suas finanças antes de contratar um consórcio

Para que você não passe por apertos após fazer a contratação, é indispensável conhecer qual é a sua situação financeira. Essa análise garante que você descubra o quanto poderá gastar por mês, de modo que não comprometa a sua renda.

Ter esse entendimento também é necessário para que você descubra a duração ideal do consórcio para você. Caso precise de parcelas mais suaves, os que têm tempo mais longo são os mais indicados. Já se você tiver mais capacidade financeira, vale a pena reduzir o tempo de pagamento.

2. Pense nas suas necessidades

Compreender as suas necessidades é outro passo necessário para contratar um consórcio de imóvel de maneira adequada.

Você deve entender, por exemplo, se deseja um imóvel na planta ou usado e qual o valor a ser pago. A partir disso, poderá dimensionar a carta de crédito.

Se você precisa utilizar o imóvel o quanto antes, então vai precisar ter algum dinheiro guardado para dar lances e conseguir a contemplação mais rapidamente. Do contrário, essa opção não servirá para as suas exigências.

3. Escolha corretamente a administradora

A escolha de uma boa administradora é um dos fatores mais indispensáveis. Ao selecionar uma empresa de pouca qualidade e confiança, há o risco de ela simplesmente falir e você perder tudo o que foi investido.

Por outro lado, quando você escolhe uma administradora reconhecida no mercado, estruturada e segura, você tem a certeza de que terá a carta de crédito até o encerramento do grupo.

Também é necessário fazer uma análise sobre o valor da taxa de administração. Boas empresas cobram um entre 12 e 15%, para toda a carta de crédito. Não confie em empresas que cobram mais caro prometendo contemplações rápidas ou vantagens que inexistem em um consórcio legal.

De quebra, aproveite para verificar a regularidade e o registro do empreendimento. Ele deve ser autorizado pelo Banco Central, de modo que atenda às exigências da fiscalização.

4. Analise minuciosamente o contrato

Com a administradora escolhida, preocupe-se em analisar o contrato de maneira minuciosa. Nele, estão contidas todas as informações sobre o consórcio: suas regras, taxa de administração, prazos e mais.

Antes de pensar em assiná-lo é indispensável que você o avalie por completo. Em caso de dúvidas, não hesite em questionar a administradora. Somente assim você terá a total e necessária segurança para adquirir o seu bem.

Contratar um consórcio para imóvel com segurança e tranquilidade é possível ao se preocupar tanto com a seleção correta dos valores quanto da administradora. Assim, dá para garantir o máximo de satisfação.

Restou alguma dúvida? Deixe nos comentários!

 

 

Adicionar comentário