Apartamento ou casa? Depois de ser contemplado, qual é a melhor opção?

A força do sonho para conquistar a residência própria costuma ser parecida para todo mundo, porém a escolha de um apartamento ou casa fica a critério do morador. São diferentes perfis, que podem se adaptar melhor em uma opção ou outra de moradia.

Você já decidiu se quer morar em um apartamento ou casa? Este artigo tentará clarear as suas dúvidas, a fim de identificar o seu perfil e definir o que seria mais indicado no seu caso:

Apartamento ou casa? Quais as vantagens de cada um?

Não podemos especificar qual seria a melhor opção na qual se morar, pois isto é uma questão de escolha bastante particular. O que pode ser excelente para uma pessoa poderia ser uma negação para outra. Ambas as opções têm vantagens e desvantagens, dependerá do seu estilo de vida.

Traremos aqui as conveniências de morar em cada modalidade: apartamento ou casa. Afinal, antes de fechar qualquer negócio, é imprescindível analisar os prós e contras da situação.

Quais são as vantagens de morar em uma casa?

Espaço

Normalmente, é uma das características de morar em uma casa: seu espaço é maior. Isto dependerá do terreno, pois ele ainda te dará opções de fazer modificações na planta, puxar anexos, entre outras ideias.

Liberdade

Algumas pessoas se sentem mais livres morando em casas, pois os vizinhos não estão assim tão próximos como em um apartamento (dividindo a mesma parede!) e você ainda está livre de regras impostas por condomínios. Você cria suas próprias regras, pode ter um jardim, pode ter animais de estimação, e muito mais.

Garagem

Enquanto nos apartamentos as vagas de garagem são fixas e limitadas, em uma casa poderá determinar o quanto de espaço precisa e quantos veículos necessitam estacionar.

Silêncio

Se existe algo que incomoda quem mora em apartamento são os barulhos, especialmente de vizinhos de cima. Móveis arrastando, saltos de sapato, abrir e fechar das portas. Em casas você estará livre deste problema, nem todo apartamento tem isolamento acústico para evitar este fato.

Só tome cuidado com a escolha da vizinhança da rua, que poderá ser tão barulhenta quanto. E você terá que se virar sozinho para solucionar os eventuais percalços.

Quais são as vantagens em um apartamento?

Segurança

Quando alguém se questiona sobre morar em apartamento ou casa, e a maior preocupação é quanto à segurança da moradia, a escolha do apartamento é a melhor opção. Ainda que não seja garantia de 100%, uma portaria organizada com monitoramento e equipe de segurança cuidado do prédio dão muito mais tranquilidade a quem vive ali.

Concretização de vínculos sociais

Para quem prefere ambientar-se com outras pessoas, ou tem crianças, o apartamento tem o benefício da maior proximidade com os vizinhos e das áreas comuns do prédio, que fazem com que a circulação de pessoas as achegue umas das outras.

As crianças têm outras crianças para brincar dentro do condomínio. E você pode contar com os vizinhos para “olhar” seu apartamento quando estiver longe ou em viagem.

Localização

Para apartamento ou casa, este fator é variável. Mas, normalmente, os apartamentos estão sempre bem localizados, em áreas privilegiadas, ou podendo estar mais próximos aos grandes centros comerciais. As casas são mais comuns de serem encontradas em áreas residenciais.

Você ainda pode considerar a escolha de uma casa em condomínio fechado. Estará aliando as vantagens de morar em uma casa com boa parte das vantagens de um apartamento. Em geral este tipo de moradia requer um investimento mais elevado, mas poderá solucionar bem os seus problemas ou incertezas quanto à questão.

Analise seu estilo de vida, as necessidades, compare todas as vantagens antes de se decidir. Morar em apartamento ou casa pode ser igualmente bom, basta adequar-se ao que seu perfil demanda.

Gostou desta postagem? Deixe seu comentário aqui!

 

Adicionar comentário