Tudo que você precisa saber sobre consórcio de caminhões

consórcio de caminhões

Fazer um consórcio de caminhões é uma forma bastante eficiente de conseguir um veículo pesado. Ele tem um prazo menor que um financiamento e, também, não possui a cobrança de taxa de juros. Além disso, há bastante liberdade para a compra.

Porém, antes de escolher essa opção é necessário saber, exatamente, como ela funciona. Isso vai te ajudar a se livrar de dúvidas e ter mais segurança na hora de usar o seu dinheiro.

Quer saber mais sobre consórcio de caminhões? Descubra tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade e entenda, passo a passo, como ela acontece:

Comece definindo o valor da carta de crédito

A carta de crédito corresponde ao montante que estará disponível para uso depois da contemplação. Com isso, é fundamental definir um número que seja suficientemente grande para comprar o modelo desejado.

Porém, é importante considerar que um consórcio pode levar mais de 10 anos para se concretizar. Se a sua contemplação acontecer só depois de alguns anos, o preço do veículo pode ter aumentado.

Assim, vale a pena definir um valor ligeiramente acima para comportar esses possíveis reajustes de preços.

Busque uma administradora de qualidade

Também é fundamental contar com uma administradora de qualidade. Ela será a responsável por utilizar corretamente os recursos e, se não for de confiança, pode significar o desperdício do seu dinheiro caso ela vá à falência.

Esse risco é praticamente eliminado quando a seleção da empresa é feita corretamente. Procure saber sobre o tempo de mercado, a confiabilidade e robustez. Assim, há mais chances de se tornar o feliz proprietário de um novo caminhão.

Faça o pagamento em dia das parcelas do consórcio de caminhões

Quando o grupo estiver formado e iniciado, todas as parcelas devem ser pagas em dia. Atrasos são punidos com multas e juros e um comportamento inadimplente e recorrente pode levar à expulsão do grupo.

Esse cumprimento com prazos, inclusive, é fundamental mesmo após ser contemplado. Os outros participantes dependem, também, de seus recursos para que conquistem seus próprios caminhões, então o pagamento deve ocorrer até o final do contrato.

Dê lances para aumentar as chances de contemplação

A contemplação ocorre, de maneira geral, por meio de sorteios. Você concorre com todos os demais participantes e, a cada vez, um é contemplado.  Embora, ao final, todos recebam suas cartas de crédito, é possível acelerar o consórcio de caminhões.

Se tiver algum dinheiro disponível, prefira fazer lances. É possível, inclusive, realizar lances com parte do valor da carta de crédito — o chamado lance embutido. Nesse caso específico, você receberá menos dinheiro ao final, mas aumenta as chances de ser contemplado.

No geral, quem oferecer o maior lance é contemplado de maneira instantânea, permitindo o uso do dinheiro.

Use a carta de crédito no caminhão desejado

E, por falar nisso, uma vez que seja contemplado, é hora de usar a carta de crédito. É importante notar, entretanto, que você não terá o dinheiro em mãos para comprar o caminhão.

Na verdade, é necessário indicar para a administradora qual é o veículo desejado, como marca, modelo e ano. Ela fechará o negócio e fará o pagamento, transferindo o veículo ao final.

Caso o preço do veículo seja menor do que o disponível, poderá utilizar o restante para abater as parcelas restantes. Já se ele for maior do que a carta é permitido completar a diferença.

Ao conhecer o consórcio de caminhões, ficará mais fácil definir como agir e decidir se essa é, efetivamente, a melhor opção para os seus objetivos.

Caso tenha alguma outra dúvida sobre o tema, não perca a oportunidade de comentar!

Adicionar comentário