Comprar imóvel ou construir – Qual é a melhor opção?

comprar imóvel

Você precisa ou quer comprar imóvel? Talvez seja bom considerar desde já a possibilidade de fazer um consórcio imobiliário.

Mas é comum pensar, ao invés de realizar uma aquisição, na ideia de construir um imóvel. O que será melhor: adquirir um imóvel pronto ou construir desde o zero?

Leia o post e veja qual das duas opções é a melhor para você:

Construir imóvel: as vantagens

Se você dispõe de dinheiro suficiente, construir pode ser melhor que comprar imóvel.

Construindo, você pode contratar profissionais especializados para realizarem um projeto customizado, conforme seus desejos e suas necessidades. É possível atentar para os mínimos detalhes, deixando tudo ao seu gosto.

Material, acabamento, tamanho do imóvel, tamanho da garagem, disposição dos espaços, quantidade de cômodos, localização dos pontos de energia elétrica, largura e altura das portas e janelas — tudo pode ser definido previamente, fazendo com que o resultado final seja exatamente aquilo que você deseja.

Claro que ela, depois de construída, ainda passará por um processo de valorização. Dependendo da localização, essa valorização pode ser ainda maior.

Existe uma boa notícia em relação aos custos com a construção. Uma obra cuja construção se desenrola normalmente, sem grandes problemas, tende a ser 30% mais barata que um imóvel comprado.

Construir imóvel: as desvantagens

Para construir, talvez você tenha que recorrer a um financiamento e as linhas de crédito para construção não são tão flexíveis quanto as linhas para compra. É preciso calcular bem as taxas e os juros incidentes para não sair no prejuízo.

Se recorrer a uma empreiteira, deve considerar os custos envolvidos também. Considere que nem sempre é possível encontrar mão de obra realmente qualificada. E, geralmente, essa mão de obra custa caro (mestres de obras, pedreiros, eletricistas, encanadores, pintores e assim por diante).

No momento de comprar o terreno, é preciso considerar muitos pontos, como infraestrutura (fornecimento de água e luz, saneamento, acessibilidade, pavimentação, transporte público), segurança, proximidade com escolas, pontos comerciais, postos de saúde e assim por diante. Nem sempre, se encontra um terreno com todas essas caraterísticas — e quanto mais benefícios a localização oferecer, mais caro ele será.

Comprar imóvel: as vantagens

Vejamos agora as vantagens em comprar imóvel. Uma delas é a maior praticidade, já que o imóvel está todo pronto. Além disso, se você não exige o impossível, é possível encontrar um imóvel com as caraterísticas que você deseja — basta pesquisar. Analise as condições do imóvel e veja se ele se enquadra em suas perspectivas.

Você não terá que gerir e fiscalizar a construção de uma obra, que pode ser muito estressante e demorada. Não correrá o risco de ser enganado por maus profissionais, nem ter que lidar com opiniões diversas, nem enfrentar contratempos (que podem resultar em prejuízos financeiros), como: chuvas que atrasam o serviço; perda ou excesso de material; retrabalhos; possíveis acidentes com profissionais ou terceiros e outras coisas.

Financiamentos para comprar imóvel costumam ser mais acessíveis, embora tenham juros como qualquer outro financiamento.

Comprar imóvel: as desvantagens

Como desvantagens ao comprar imóvel, podemos citar:

  • Custo mais alto para a aquisição (o Brasil é um dos países em que os imóveis mais encarecem, já tendo apresentado uma alta de 120% em 5 anos);
  • Burocracia envolvida (documentação, pagamento de dívidas atrasadas, hipotecas, inventários, mais de um proprietário, etc.);
  • Problemas não identificados (muitas vezes, a pessoa não tem tempo para uma avaliação tão minuciosa do imóvel ou não entende de certos assuntos e sofre, depois da compra feita, com problemas de infraestruturas, instalações e outras coisas).

Seja para comprar imóvel, seja para construir — faça um consórcio!

Fica a sugestão. Entre em um consórcio de imóvel e espere ser contemplado. Então, decida se deseja comprar imóvel ou construir. A carta de crédito pode cobrir as duas situações.

Enquanto espera a contemplação, avalie bem o que realmente será mais vantajoso para você, considerando principalmente sua situação financeira.

O que você acha melhor? Depois de ler o post, o que você acha mais conveniente para o seu caso: comprar imóvel ou construí-lo? Comente nos espaços abaixo!

 

2 Comments

  1. Projetos para Casa 27 de maio de 2017
  2. Captação de Imóveis 28 de maio de 2017

Adicionar comentário