Investir em imóvel ainda vale a pena?

Diante do atual cenário econômico, muitas pessoas querem investir, mas se questionam sobre a validade e a segurança dessas apostas financeiras.

Será que os títulos públicos são os melhores? Será que é melhor investir na renda variável? Ou abrir um estabelecimento comercial para faturar com as vendas feitas? E quanto ao velho e bom investimento imobiliário, será que ainda compensa?

Leia o post e veja se realmente vale a pena investir em imóvel!

O ano de 2017 promete melhorias

Considerando a análise dos especialistas no setor imobiliário, o ano de 2017 vem apresentando melhorias para quem deseja investir em imóvel. Isso se deve ao fato de o setor imobiliário atravessar ciclos periódicos de alta e baixa.

Aconteceu um retraimento no setor, que implicou em preços mais altos e pouca demanda. Mas essa situação tende a se equilibrar a médio prazo.

Procurando, o investidor pode encontrar imóveis bem localizados por preços mais acessíveis, sem falar que o financiamento ou o consórcio podem ser opções para adquirir imóveis a longo prazo.

Investir em imóvel é seguro

Uma das principais caraterísticas que o imóvel apresenta é sua segurança quando comparado a outros tipos de investimento. Primeiramente, ele é um bem que não se movimenta e, portanto, não pode ser roubado — embora possa sofrer depreciação.

Mesmo considerando a depreciação, investir em imóvel ainda é uma boa opção porque a depreciação é relativa. Ao longo dos anos, o imóvel tende a se valorizar, já que a tendência é que regiões hoje pouco valorizadas passarão por um processo de modernização em épocas futuras.

O inverso também é possível, ou seja, áreas valorizadas podem sofrer desvalorização por algum motivo — contudo, quando se fala de desenvolvimento urbano, essa não é a tendência esperada.

Além disso, ainda que o país esteja passando por fases difíceis, a desvalorização imobiliária acontece de forma inferior à desvalorização de outros investimentos, como carros e certos equipamentos.

Lembre que imóveis não podem ser confiscados, pois representam patrimônio físico.

Um cuidado que se deve ter é em relação à baixa liquidez do imóvel, pois não pode ser transformado em dinheiro muito facilmente.

Como investir em imóvel e ganhar dinheiro

Existem diferentes formas de investir em imóvel. Se você possui um imóvel bem localizado poderá alugá-lo como moradia ou como ponto comercial, obtendo assim uma renda extra que vai complementar sua renda familiar. Como se tratam de bens de grande valor também proporcionam rendas mais altas.

A busca por salas comerciais tem atraído a atenção de muitos investidores, que aplicam seu dinheiro em reformas básicas para deixar seus imóveis prontos para locação. São muitos e variados os profissionais que precisam de um ponto comercial para trabalhar.

Os imóveis acompanham a inflação, sendo reajustados geralmente todos os anos, seguindo um índice específico. Ou seja, todo imóvel já possui, por sua própria natureza, um potencial de valorização ao longo do tempo.

Caso você prefira, poderá negociar a venda de imóveis. Muitos fazem isso, recorrendo inclusive às facilidades do lance embutido dos consórcios. Eles participam de um consórcio (preferencialmente, em andamento) e, nos primeiros meses, procuram ofertar lances embutidos (em que o valor é descontado da carta de crédito) para comprar um imóvel de menor valor e passá-lo adiante ou mesmo alugá-lo. O imóvel pode ser um terreno, que poderá ser loteado ou até vendido a uma incorporadora ou construtora.

Também, é possível investir em imóvel através de fundos imobiliários. O investidor compra uma cota e fica recebendo rendimentos relacionados a determinados empreendimentos, como shoppings centers, restaurantes e diferentes estabelecimentos comerciais. Investir em imóvel através de fundos imobiliários exige um capital inicial relativamente baixo.

Lembre que o imóvel é um patrimônio e, por si só, esse já é um bom motivo para você entrar em um consórcio imobiliário e adquirir esse bem dentro de um determinado prazo.

O que você pensa sobre investir em imóvel? Tem alguma experiência para contar? Aproveite os espaços e deixe seu comentário!

 

Adicionar comentário