Quer aumentar as chances de ser contemplado? Saiba como ofertar bons lances

Para ser contemplado em um consórcio, não é preciso contar somente com a sorte. Em vez de esperar apenas os sorteios nas assembleias, é possível oferecer lances. Em geral, o maior valor gera a contemplação, permitindo o uso da carta de crédito.

Porém, é bem verdade que muita gente fica de olho exatamente nessa possibilidade, gerando uma concorrência que, às vezes, é difícil de bater. Ter uma estratégia torna-se indispensável para atingir seu objetivo de contemplação.

Por isso, veja algumas dicas para fazer a melhor oferta e aumentar as suas chances!

Evite dar o seu melhor lance no começo do consórcio

Assim que o grupo de um consórcio fica ativo, é muito comum que boa parte das pessoas tenha a mesma ideia: juntar dinheiro antes, dar um lance e conseguir a contemplação.

Por isso, é bastante frequente que, nas primeiras assembleias, o processo seja mais concorrido. Com isso, é preciso oferecer um valor muito maior para ser contemplado.

Embora o dinheiro dado em um lance não seja perdido, o melhor é evitar fazer a sua melhor proposta nesse comecinho. Deixe que os participantes mais afoitos consigam as primeiras contemplações.

Passada essa fase, fica muito mais fácil ser certeiro em oferecer o melhor valor e aquele que sairá vencedor.

Escolha os momentos certos do ano para aumentar as chances de ser contemplado

Outra questão que influencia bastante a sua chance de ter o lance vencedor é o período do ano em que você faz essa oferta. No geral, o comportamento do brasileiro oscila de acordo com os meses.

De agosto a dezembro, por exemplo, muitos recebem o 13° salário e a participação nos lucros da empresa. Tendo mais dinheiro disponível, normalmente utilizam para fazer a proposta.

Por outro lado, começo do ano é época de pagamento de impostos, de matrícula escolar e de Carnaval. Com isso, tende a ser um momento mais propício para fazer uma proposta devido à baixa concorrência.

Considere a existência do lance embutido na hora de fazer uma oferta

Quando for calcular o valor a ser oferecido, considere a existência do lance embutido. Ele nada mais é do que a oferta de uma porcentagem da carta de crédito.

Caso leve à contemplação, ele também gera uma diminuição do valor obtido. Em geral, é comum que ele fique na casa dos 20 a 30%.

Mesmo que não pretenda utilizá-lo, é fundamental levá-lo em consideração, porque oferecer um valor abaixo do embutido só garantirá que outras pessoas tenham chances maiores do que você.

Portanto, se o embutido é de 20% do valor da carta, por exemplo, considere ofertar, no mínimo, 25 ou 30% para ter chances reais de ser contemplado desse modo.

Conheça qual é o comportamento do grupo

Cada grupo de consórcio possui suas próprias características, as quais dependem, dentre outras coisas, do bem consorciado e do poder aquisitivo de quem participa. Com isso, o comportamento quanto aos lances também varia a cada conjunto de pessoas.

Além de seguir as dicas anteriores, para fazer boas ofertas s é fundamental conhecer o comportamento do seu grupo. Participe das assembleias e verifique quais são os valores dos lances mais altos, em média.

Assim, você terá uma base concreta para decidir qual é a oferta com maiores chances de sucesso para o seu caso.

Já que o lance é uma forma acelerar o processo de ser contemplado, siga essas dicas para fazer ofertas certeiras. Desse jeito, você poderá aproveitar o seu bem em muito menos tempo!

Tem alguma estratégia nesse sentido? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Adicionar comentário