Por que sair do aluguel através do consórcio é a melhor opção

O sonho de sair do aluguel permanece presente na vida de boa parte dos brasileiros. Não precisar se preocupar com o pagamento desse valor mensal já ajuda a aliviar o orçamento e garante muito mais praticidade para realizar outros sonhos.

Porém, para a maioria das pessoas, comprar à vista não é uma opção. Ao mesmo tempo, o financiamento não é tão benéfico quanto parece e é nesse momento em que surge o consórcio imobiliário.

Essa é a melhor opção por causa de suas vantagens e entre os principais motivos para escolher esse elemento estão:

O tempo necessário para se tornar um feliz proprietário é menor

Em geral, o financiamento é bastante longo e pode demorar até 35 anos para ser concluído. Em muitos casos, juntar o dinheiro para fazer o pagamento à vista é completamente inviável, justamente porque demoraria ainda mais.

O consórcio, por outro lado, tem um prazo mais curto. Em geral, ele varia de 15 a 20 anos, no máximo.

Com isso, em quase metade do tempo do financiamento, você se torna o proprietário definitivo do imóvel pelo consórcio, podendo aproveitá-lo de maneira muito mais ampla.

Isso é muito positivo justamente porque evita a ideia de dívidas a perder de vista, o que faz com que a vida inteira da família fique comprometida por longos períodos.

O equilíbrio das contas é um dos benefícios de sair do aluguel desse jeito

Se o período do consórcio é menor, então há a ideia de que isso só pode significar que as parcelas ficam maiores e inviáveis. Porém, a realidade é muito diferente.

O fato é que um consórcio não possui taxa de juros, que é a maior responsável pelo encarecimento do montante a ser pago. Em um financiamento, quanto maior é o tempo de pagamento, maiores são os juros, já que eles se acumulam uns sobre os outros.

Com o consórcio, não há esse problema. O máximo que acontece é a cobrança da taxa de administração sobre o valor total e de outros pequenos encargos, que são diluídos ao longo dos meses de consórcio.

Como consequência, as parcelas essa modalidade, normalmente, saem até menores do que no financiamento, considerando o mesmo prazo. Assim, dá para equilibrar as contas e garantir que o pagamento não aconteça de maneira a prejudicar o orçamento da família.

A grande variedade de opções de uso do dinheiro é um ponto positivo

Quando você decide sair do aluguel e escolhe um financiamento, provavelmente vai se deparar com uma série de limitações. Dependendo do programa, é preciso que o imóvel siga certos padrões e valores, além de estar nos locais certos.

Tudo isso dificulta o acesso ao crédito e impede que você seja dono daquilo que deseja. No caso do consórcio imobiliário, isso não acontece.

Observadas as condições de contrato, é possível usar a carta de crédito em casas ou apartamentos novos ou usados, assim como em terrenos e até para reformar ou construir o lar dos seus sonhos.

Desse modo, fica muito mais fácil realizar o desejo do jeito que a família quer e precisa, longe das complicações e burocracias.

Ao decidir sair do aluguel com ajuda do consórcio, você paga menos, leva um tempo menor e tem maior versatilidade de ação. Com isso, toda a família se beneficia com o patrimônio aumentado.

O que acha dessa ideia? Conte nos comentários e aproveite para participar do debate!

 

Adicionar comentário