4 dicas para economizar ao comprar um carro novo

Adquirir um novo veículo é o sonho de muitos brasileiros, que desejam um carro mais moderno e adaptado às novas necessidades. Ao mesmo tempo, é preciso conciliar essa compra com todas as contas para pagar e as demais responsabilidades financeiras.

Para não se complicar no processo, seguir dicas para economizar é fundamental, já que, dessa forma, não haverá impactos negativos. Caso você ache essa uma tarefa difícil, saiba que algumas ações já podem te ajudar, também, a não pagar demais pelo item.

Portanto, veja 4 dicas para começar a sua economia e ficar mais perto das novas chaves.

1. Analise como anda o orçamento para comprar um carro novo

Antes de se comprometer com a aquisição de um veículo, é fundamental analisar como anda a situação financeira e quais são as condições do seu orçamento. Isso permite uma atuação personalizada e que não causará problemas ou endividamento.

 

Comece analisando todas as entradas e saídas financeiras da sua realidade. Verifique, por exemplo, se você tem previsibilidade de receitas e quais são os custos fixos e variáveis.

Além de analisar a situação, essa é uma forma de identificar fontes consumidoras de dinheiro e possibilidades de economia. Mantenha esse elemento por perto, pois ele será útil para os próximos passos.

2. Quite todas as dívidas e elimine qualquer inadimplência

Estando inadimplente ou tendo muitas dívidas, há um intenso ralo de dinheiro. Você vê seus recursos sendo consumidos em juros, prestações e questões que não agregam nada para a sua qualidade de vida.

Portanto, uma das dicas para economizar é quitar as dívidas e as pendências. Com o orçamento da família, veja quais são as dívidas mais caras e procure fazer uma negociação que caiba no bolso.

Se for possível, adiante as parcelas do cartão de crédito e se livre de tudo o que estiver pendente. Isso deixa as finanças “limpas” para comprar o carro novo e evita que você precise fazer outras dívidas para conseguir pagá-lo, o que tornaria tudo mais caro.

3. Escolha uma condição de pagamento que facilite a aquisição

Na sequência, é hora de decidir como pretende pagar pelo veículo. Essa é uma escolha que depende do tanto que possui guardado, do orçamento e do carro que deseja.

Em geral, o financiamento é muito caro por ter taxas de juros destacáveis e pagar à vista compromete uma quantidade muito grande das finanças. Com isso, o consórcio de veículos é uma opção conveniente.

Você poderá realizar pagamentos mensais, sem taxas de juros e ainda usar o dinheiro guardado para dar lances.

Além de tudo, o consórcio permite a aquisição com todo o valor de uma vez, o que geralmente garante descontos destacáveis na negociação. Com isso, é muito mais barato fazer essa compra, gerando a economia desejada no custo efetivo.

4. Estabeleça metas mensais para ter sucesso com as dicas para economizar

Depois de selecionar a forma de pagamento, é o momento de abrir um espaço para dar conta da nova despesa. Fazendo essa substituição, você não corre o risco de sobrecarregar as finanças, por exemplo.

Portanto, comece estabelecendo metas mensais de economia. Determine que você guardará uma porcentagem do valor que recebe mensalmente, montando um fundo dedicado para essa aquisição.

Caso escolha o consórcio, esse valor será destinado ao pagamento das prestações, levando à futura quitação do item. Além disso, o que sobrar poderá ser acumulado para ser dado em forma de lance e antecipar a contemplação.

Ao executar essas dicas para economizar ao comprar um carro novo, você aprenderá tanto a juntar o dinheiro quanto a não pagar demais pelo veículo. Como resultado, dá para pagar menos e com maior facilidade, realizando o sonho.

Tem alguma outra dica para acrescentar a essas? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Adicionar comentário