O que avaliar na hora de escolher um novo imóvel

Comprar um novo imóvel, seja para investimento imobiliário ou não, é uma tarefa que exige muito cuidado. Devido ao grande valor envolvido na transação, é fundamental fazer uma avaliação cuidadosa para não se arrepender ao final.

Portanto, é preciso se preparar, desde já, para os pontos que exigem maior atenção. Assim, nada ficará de fora da sua análise, de modo que você possa fazer uma compra muito mais adequada.

A seguir, veja quais pontos levar em consideração e acerte na aquisição.

Avalie como é a área do novo imóvel

A localização é um dos poucos que jamais podem ser mudados em um imóvel. Portanto, a sua escolha exige muita atenção, de modo que você não se arrependa no futuro com uma decisão ruim.

Antes de escolher, avalie, por exemplo, se a área tem potencial de valorização e se tem recebido investimentos nos últimos anos. Avalie, também, se ela é acessível, se conta com serviços importantes e necessários e, principalmente, se é segura.

Considere se o tamanho está adequado para as suas necessidades

Outra questão que merece atenção ao escolher um novo imóvel é o tamanho que ele tem. É importante que o layout atenda não apenas às suas exigências atuais, mas também as de um futuro próximo.

Um casal que procura um imóvel para morar junto, por exemplo, normalmente precisará de algo compacto. Porém, se o plano é ter filhos nos próximos anos, é melhor recorrer a um com, pelo menos, dois quartos.

Portanto, veja se a metragem atende às suas necessidades e se é uma aquisição que permanecerá fazendo sentido ao longo do tempo, ao menos em médio prazo.

Pense em todas as características oferecidas

Para continuar a avaliação, tenha cuidado em pensar em todas as características que são oferecidas pelo imóvel.

Se ele está de frente para uma rua movimentada ou ao lado de uma escola, por exemplo, provavelmente sofre com o barulho em alguns pontos e horários. Também é necessário verificar como acontece a incidência solar em várias épocas do dia, de modo a garantir o conforto.

No caso de prédios, considere qualidades como segurança da portaria, áreas de lazer, existência de elevador e assim por diante. Em geral, os com melhor estrutura tendem a fazer mais sentido.

Analise qual é o estado da construção

Nem sempre um novo imóvel é uma casa ou um apartamento novo. Ou seja, pode ser que a unidade já tenha tido outros donos e, com isso, já tenha sofrido com o uso e desgaste de certos elementos.

O problema é que tudo isso afeta a segurança física e a estabilidade da construção. Portanto, é indispensável analisar em quais condições o imóvel se encontra.

Verifique se há problemas estruturais, hidráulicos e elétricos, analise a qualidade dos revestimentos e se será necessário fazer uma reforma. Assim, você poderá decidir de um jeito informado.

Descubra se o preço é viável para o seu bolso

Depois de analisar tudo isso, é hora de pensar se o valor está de acordo com o seu orçamento. Se pretende fazer a aquisição à vista, ainda poderá conseguir algum desconto graças à liquidez.

Já no caso de um financiamento imobiliário, verifique se as parcelas estão de acordo com o que ganha. Porém, não se esqueça de que os juros são bem maiores nessa modalidade.

Outra opção é recorrer ao consórcio. Com ele, você pagará por menos tempo, não há taxas de juros e ainda poderá fazer a aquisição à vista, gerando os descontos da primeira escolha.

Considerando tudo isso, analise questões como custos burocráticos e com possíveis reformas para saber se a unidade é conveniente para suas finanças.

Analisando, cuidadosamente, todos esses pontos, comprar um novo imóvel é mais simples. Assim, não há o risco de você se arrepender e fica muito mais satisfeito com o resultado.

Deixe nos comentários se tiver alguma dúvida ou se considera que algum outro elemento deveria fazer parte dessa lista. Participe!

 

Adicionar comentário