Quer construir? Veja como aderir ao consórcio para comprar terreno

comprar terreno

Na hora de realizar um consórcio imobiliário, pode ser que adquirir um imóvel não seja a melhor opção. Nesse caso, vale a pena considerar comprar terreno, onde você poderá construir o lar que faz parte dos seus sonhos.

Nesse sentido, o consórcio pode ser de grande ajuda devido às suas condições extremamente facilitadas. Para erguer seu imóvel e ter o que tanto deseja, portanto, é fundamental saber como aderir a essa opção.

Quer descobrir tudo? Então continue lendo e saiba como fazer!

Encontre uma administradora que ofereça essa modalidade

Apesar de a construção da casa dos seus sonhos ser uma ótima opção, nem todas as administradoras oferecem esse tipo de consórcio. Portanto, é indispensável pesquisar bastante para encontrar uma administradora que permita essa contratação.

Verifique como é o procedimento para aderir a essa possibilidade e quais são as exigências quanto à compra de terreno.

Ou seja, não basta apenas encontrar uma administradora com esse elemento no portfólio, mas também é necessário que ela seja capaz de atender às suas necessidades específicas.

Selecione a carta de crédito adequada para comprar terreno

Em seguida, o próximo passo para aderir a um grupo de consórcio voltado para comprar terreno é selecionar o valor da carta de crédito.

Isso dependerá, é claro, do tamanho e da localização do terreno que deseja adquirir, mas não se esqueça de considerar outros pontos igualmente importantes.

Pense, por exemplo, se essa é uma área de valorização. Em caso afirmativo, é possível que, à época da contemplação, o terreno já esteja um pouco mais caro. Caso a carta de crédito seja menor, você terá que pagar a diferença.

Além disso, lembre-se dos custos envolvidos com a burocracia, como escritura, registro em cartório e impostos de transferência. Se tudo isso estiver incluído no valor da carta de crédito, ficará muito mais fácil.

Faça uma simulação para escolher as condições adequadas

Após definir onde fazer o consórcio para comprar terreno e qual será o valor da carta de crédito, é importante verificar se tudo cabe no seu bolso. Para tanto, o recomendado é realizar uma simulação com todos os fatores que serão exercidos.

Ou seja, simule o valor das parcelas, o tempo de pagamento e quaisquer outras condições que influenciem em sua decisão.

Esse é um passo importante porque garantirá que tudo esteja condizente com seu orçamento, evitando problemas no futuro.

Prepare o seu perfil de crédito para a contemplação

Depois disso, é preciso assinar a proposta de participação no grupo e começar a fazer o pagamento das parcelas, conforme o acordado. Você terá a chance de ser sorteado a cada assembleia e, também, terá chances extras ao ofertar lances.

Porém, é fundamental não se esquecer de que seu perfil de crédito deve estar em dia para poder usar o dinheiro disponível. Ou seja, você não pode estar inadimplente e precisa oferecer riscos menores para a administradora.

Por isso, desde o começo da participação pense em ajustar seu perfil para que tudo seja aprovado na contemplação. Depois, basta adquirir o lote e dar início à construção!

O consórcio para comprar terreno é uma forma prática de garantir que tenha o lar dos seus sonhos. Ao seguir estes passos, poderá participar do grupo sem dificuldades e, em breve, dará início às esperadas obras.

Restou alguma dúvida sobre esse tema? O que pensa sobre a possibilidade? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Adicionar comentário