Como comprar um terreno para construir sem medo 

comprar um terreno

Nem sempre comprar um imóvel pronto ou na planta é uma opção que atende a todo mundo. Construir o próprio lar e fazê-lo de acordo com as necessidades e interesses específicos é muito tentador e pode trazer grande satisfação.

Para que isso seja viável, tudo começa ao comprar um terreno. A partir disso, é possível realizar a construção e chegar ao resultado desejado.

Porém, como esse é um processo de várias etapas, é comum surgir o medo de algo dar errado. Para ter a certeza que tudo sairá como o esperado, veja, a seguir, o que fazer!

Conheça quais são as necessidades antes de comprar um terreno

Para realizar uma aquisição relevante, é fundamental entender, em primeiro lugar, quais são as exigências quanto ao local. Tudo deve estar de acordo com as expectativas a respeito da construção, de modo a gerar máxima satisfação com o projeto pronto.

Se quiser um imóvel amplo, então o terreno precisa ter as dimensões apropriadas para comportar o que deseja. Da mesma forma, se a intenção é ter uma ótima vista, o posicionamento do lote fará a diferença.

Portanto, pense em tudo o que será necessário para a construção, de modo a adquirir o local certo.

Faça uma análise das condições do terreno

Ao mesmo tempo, não é suficiente comprar um terreno que tenha tudo aquilo de que você precisa, mas que está em condições inadequadas.

Grandes desníveis, por exemplo, exigem um trabalho maior no aterramento e no nivelamento, de modo a gerar um bom efeito. Da mesma maneira, não adianta fazer a compra de um local em que o solo não é apropriado para a construção ou que não pode ser ocupado.

Antes de assinar contrato, considere esses pontos para aumentar a segurança e para evitar dores de cabeça.

Pense em quais são as possibilidades de valorização

Assim como ao comprar um imóvel, ao adquirir um terreno é fundamental considerar qual é o potencial de valorização.

Se você vai comprar uma opção no centro da cidade, por exemplo, é provável que ele tenha uma ótima estrutura ao redor, mas, também, que custe caro.

Já no caso de adquirir um que está em um loteamento, dá para ficar relativamente afastado do caos do centro. Contudo, é fundamental avaliar se há fornecimento de água, luz e estrutura básica.

Pense em quanto a construção valerá ao final da obra e se o ponto escolhido é, de fato, uma opção promissora.

Considere a forma correta de pagamento

Não menos importante, é necessário considerar como o pagamento será feito. Isso vai depender de quanto dinheiro você tem guardado e do que espera.

Se ainda não tem o valor total do terreno em mãos, é viável fazer um consórcio — como o da Porto Seguro — para adquirir o local e, depois, pensar na construção.

Porém, se tiver o dinheiro e não quiser perder a oportunidade, pode ser ideal participar de um consórcio para a edificação e realizar a compra à vista do local. Por isso, pense em qual é a melhor estratégia para o seu bolso e para o aproveitamento das oportunidades.

Com essas dicas de como comprar um terreno, você poderá construir sem medo. Ao final, terá a casa dos seus sonhos e, potencialmente, um local ainda mais valorizado.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe seu comentário e participe do debate!

Adicionar comentário