4 dicas para economizar durante a construção da casa

construção da casa

Depois de decidir construir o seu imóvel, é hora de pensar no que deve ser feito para que o seu sonho se concretize. A etapa de construção da casa é crucial e envolve diversos custos.

Sem o controle ideal, você pode terminar gastando além do que gostaria e até do que tem disponível. Para evitar que a obra fique parada, incompleta ou muito onerosa, é preciso saber como economizar.

Não sabe por onde começar? Então, continue lendo o post e descubra 4 dicas para colocar em prática!

1. Conte com um bom projeto e se mantenha atento a ele

Para evitar que a construção saia do controle e consuma mais recursos do que o desejado, é necessário ter um planejamento bem feito. Ele deve indicar todas as etapas que devem ser concluídas, o cronograma e o orçamento disponível para cada etapa.

Esse projeto inclui o trabalho de arquitetos e engenheiros, assim como de planejadores que contarão com as suas orientações.

Essa definição não pode ficar somente no papel e precisa ser seguida de maneira estrita. Desse jeito, dá para evitar alterações de última hora e que oneram o orçamento.

2. Opte por materiais econômicos e com bom rendimento

Para que a construção da casa fique em conta, a seleção dos materiais deve ser feita com cuidado. Você não deve escolher os mais baratos, simplesmente, porque isso pode significar a perda de rendimento e a necessidade de retrabalho.

Por outro lado, é indispensável pensar no custo-benefício. Dê preferência para aqueles econômicos e que rendem com maior intensidade. Mesmo que sejam inicialmente mais caros, vão baratear os custos.

Um porcelanato que imita madeira, por exemplo, pode sair mais barato do que o material natural. Cimentos e tijolos ecológicos, estruturas pré-fabricadas e tintas especiais também entram na conta.

3. Centralize a maioria das compras para obter descontos

Em geral, os fornecedores da construção da casa oferecem condições diferenciadas quando as compras são maiores. Ao comprar 100 pacotes de revestimento, por exemplo, você certamente terá acesso a possibilidades melhores do que quem compra apenas 10.

Para explorar essa característica, o melhor é centralizar o fornecimento em um ou em poucas empresas. Isso garante menor chance de atraso nas entregas e, principalmente, a possibilidade de obter descontos.

Portanto, dê preferência para locais que vendam vários itens, de modo que você possa fazer grandes compras.

4. Tenha bons profissionais na construção da casa

Depois de gastar com o terreno, com a compra de materiais e até com o projeto, é comum querer economizar na mão de obra. Especialmente quando a cobrança é feita por dia, normalmente há o interesse em buscar o menor preço.

Porém, ter profissionais pouco capacitados provavelmente resultará em necessidade de refazer etapas, em desperdício de produtos e até na exigência de contratação de novas pessoas.

Para não encarar essas dificuldades, prefira ter bons profissionais na equipe. Isso vai acelerar o trabalho e contribuir para a conquista de um desempenho muito melhor, inclusive sobre os custos.

Com essas dicas, a construção da casa ficará mais econômica e adequada ao seu orçamento. Com isso, poderá ter tudo o que deseja em seu imóvel, ao mesmo tempo em que se distanciará dos gastos em excesso.

Como você pretende construir a sua casa? Conte suas ideias nos comentários.

Adicionar comentário