Entenda passo a passo as etapas do consórcio imobiliário

 

O consórcio imobiliário é um jeito prático de conseguir realizar sonhos. Graças a ele, é possível comprar aquela casa na praia ou, finalmente, sair do aluguel. Seja qual for o objetivo, é necessário conhecer quais são os passos desse processo.

Com o conhecimento, fica fácil se planejar e garantir que tudo saia como o desejado. Para que o procedimento fique claro, este post traz informações práticas, oferecendo um guia a respeito de cada etapa. Portanto, continue lendo e saiba mais!

Escolha o valor da carta de crédito e as condições de pagamento

Tudo começa com a definição de como será usada a carta de crédito. No caso do consórcio imobiliário, é possível comprar imóveis comerciais ou residenciais, reformar, construir ou adquirir terreno.

Faça um levantamento de qual é o valor que você precisa para realizar o seu sonho e verifique se ele está de acordo com a administradora. Na Porto, a carta de crédito deve variar de R$ 55 mil a R$ 500 mil.

Pense, também, em qual é o tempo desejado. Nessa opção, é possível escolher participar de grupos com até 200 meses. Pondere o que faz mais sentido para as suas necessidades.

Organize o planejamento financeiro para manter as parcelas em dia

Também é muito importante pensar em seu orçamento, de modo a entender o quanto pode pagar. Esse passo traz confiabilidade e segurança, impedindo que se torne inadimplente.

Verifique as suas finanças e veja, por exemplo, quanto dinheiro há disponível. Procure não comprometer mais do que 30% da renda com a parcela, de modo a prevenir apertos financeiros.

Ao fazer essa análise, você terá uma ideia do valor que poderá pagar por mês e de quais são as condições certas.

Simule as condições do consórcio imobiliário

Na sequência, parta para a simulação. Simule diversos valores de crédito, assim como de tempo de pagamento. Dessa forma, dá para encontrar a configuração que se encaixa perfeitamente no seu bolso.

Nesse momento, aproveite para conferir quais são as taxas praticadas. O ideal é que elas não sejam grandes, de modo a não levar a um pagamento muito intenso.

Na Porto, a taxa de administração é de menos de 0,1%, ao mês. Desse jeito, você poderá escolher a opção que é verdadeiramente em conta para suas finanças.

Escolha entre as modalidades de lance

Participando do grupo, é indispensável que todas as parcelas mensais sejam pagas em dia. Isso garante a participação em todos os sorteios, favorecendo a sua contemplação e evitando a exclusão do grupo.

Para acelerar o processo de ser contemplado no consórcio imobiliário, aproveite para dar lances. Na Porto, você pode dar um lance livre, um embutido ou um fixo. Nesse último caso, o valor é de 40% e quem oferecer esse montante concorre em um sorteio extra.

Depois de ter sucesso na tarefa, basta enviar a documentação para liberar a carta de crédito e utilizar o valor, conforme o que foi acordado.

O consórcio imobiliário exige um bom planejamento e a escolha da melhor administradora. Feito isso, basta pagar tudo em dia e oferecer os lances certos para conquistar a tão sonhada carta de crédito.

Restou alguma dúvida? Comente!

Adicionar comentário