Passo a passo para comprar um imóvel sem medo

comprar um imóvel

A maioria das pessoas deseja comprar um imóvel. Alguns visam, prioritariamente, a moradia. Outros visam formas de ganhar dinheiro no mercado imobiliário, revendendo ou locando. Há também aqueles que almejam comprar um ponto comercial ou, quem sabe, um imóvel que se preste tanto ao comércio quanto à moradia.

Não importando qual seja a finalidade, convém que o consumidor compre com mais segurança. Para isso, leia o post e veja o passo a passo para comprar um imóvel sem medo!

1. Escolha a modalidade de compra mais adequada pra você

Existem basicamente três modalidades de compra de um imóvel:

  • à vista;
  • financiamento;
  • consórcio.

A compra à vista envolve o pagamento integral do imóvel, de uma só vez. Não é a modalidade mais usadas, mas apresenta vantagens como possibilidades de descontos maiores, ausência de juros, sem prazo. Mas nem todos podem comprar um imóvel à vista, mesmo considerando um imóvel usado ou seminovo.

O financiamento é uma modalidade de compra muito popular. O governo (federal, estadual e municipal) procura facilitar a aquisição do imóvel para determinados grupos (população baixa renda, policiais, professores, funcionários públicos). Os juros do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) costumam ser menores, mas existem outros encargos que devem ser considerados.

No caso do SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário), os juros costumam ser mais altos. A vantagem do financiamento é que o pagamento parcelado alivia um pouco o ônus sobre as finanças (ainda que os juros representem o oposto dessa vantagem, podendo onerar bastante as finanças).

O consórcio é uma modalidade que, de certo modo, envolve as duas modalidades anteriores. No consórcio, é feito um depósito parcelado (mas sem juros) à administradora do consórcio, mas na hora de comprar o imóvel (contemplação com a carta de crédito), o pagamento é feito à vista ao vendedor, o que favorece a obtenção de descontos.

2. Escolha o imóvel

Decida que tipo de imóvel você quer: casa, apartamento, sobrado, chácara. Para essa escolha, entram em conta fatores financeiros, preferências pessoais e necessidades específicas, como a necessidade de um espaço maior, mais acessível, com ou sem quintal e assim por diante.

Para escolher o imóvel, é preciso também considerar a localização do imóvel, se ele fica perto de pontos comerciais, escolas, hospitais e postos de saúde, da empresa onde a pessoa trabalho. A rua oferece infraestrutura adequada? A rede de transporte coletivo é funcional? O trânsito permite acessibilidade?

Avalie o imóvel antes de comprar e veja o seu estado, se há necessidade de reformas, se ele oferece segurança. No caso de um apartamento, é importante avaliar a estrutura do condomínio e a posição da unidade na edificação.

3. A documentação necessária para comprar um imóvel

Não se descuide da documentação necessária, seja sua, seja do vendedor, seja do imóvel. Do vendedor, podemos citar:

  • CPF e RG;
  • certidão de casamento (ou de união estável);
  • certidões negativas: protestos (cartório), ações criminais e cíveis (site da Justiça Federal), tributos federais (site da Receita Federal), execuções fiscais do Estado e Município (sites das Secretarias da Fazenda), ações de trabalho (site do Tribunal Superior de Trabalho), curatela, tutela, interdição (cartórios de registro civil, de tutelas e de interdições).

A documentação do imóvel envolve:

  • matrícula atualizada;
  • certidão de regularização fiscal (como IPTU);
  • Habite-se (prefeitura);
  • declaração de inexistência de dividas condominiais;
  • certidão enfitêutica (imóveis foreiros, ou seja, pertencem à União, ao Município, à Igreja e outras entidades).

Para fechar o negócio, é necessário assinar o contrato de compra e venda e, depois, pagar o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e registrar o imóvel no cartório especifico (Registro de Imóveis).

Se você seguir esses passos, vai comprar um imóvel sem medo, com mais segurança. Que outro passo, você acha necessário? Deixe sua opinião e enriqueça este post!

Adicionar comentário