Para quem é recomendado o consórcio imobiliário

consórcio imobiliário

Não há como negar: o mercado de consórcio de imóveis está cada vez mais sólido em nosso país. Hoje, já é visível o crescimento constante da venda de cotas, e o feedback de investidores é bastante positivo.

Mas mesmo que este cenário esteja em intenso movimento, muitas pessoas ainda deixam de aplicar devido a algumas dúvidas. A mais comum é se o consórcio imobiliário realmente é recomendado para suas condições.

Por isso, este artigo explica alguns perfis para os quais o setor está direcionado. Leia com atenção e veja se você se encaixa em algum deles!

As pessoas que não têm condições de comprar um imóvel à vista

A valorização imobiliária e a oscilação da economia brasileira fizeram com que o sonho da casa própria se distanciasse de muitas pessoas. Hoje, não é fácil encontrar alguém que tenha o valor à vista para adquirir um imóvel.

Com base neste cenário, o consórcio imobiliário se torna uma excelente alternativa. Para fazer um investimento seguro, é interessante procurar uma administradora de confiança. Assim, apenas investidores interessados participam e o processo fica muito mais viável.

Quem não tem pressa e entende o período de um consórcio imobiliário

O consórcio imobiliário funciona como uma espécie de poupança. Por isso, não há espaço para a pressa de quem participa. A aquisição do imóvel só é realizada no decorrer de um período estabelecido para o grupo, então é preciso ter calma.

Não veja isso como um ponto negativo. Uma das vantagens deste tipo de consórcio é justamente ter tempo para planejar a construção e demais detalhes com muito cuidado e atenção. Assim, as chances de que tudo fique conforme desejado são muito maiores.

O investidor com visão de longo prazo

De olho em um futuro estável, muitas pessoas apostam no consórcio imobiliário como planejamento de vida e um investimento a longo prazo. Não é de hoje que ter um imóvel próprio é considerado uma forma de ter segurança financeira, pois ele também pode gerar renda com aluguel e fornecer uma ajuda inestimável para famílias que precisam se manter.

O tempo para ser contemplado pode demorar um pouco, mas, para quem realmente pode esperar, este com certeza é o melhor negócio. É importante ressaltar que as prestações de pagamento são estabelecidas conforme as condições do investidor. Este detalhe é avaliado junto à administradora, para que se chegue a um consenso favorável.

A pessoa que deseja investir com mais praticidade

Em comparação a um financiamento imobiliário, os processos para firmar consórcio são muito mais práticos. Basicamente, o investidor não precisa arcar com tantas obrigações e consegue aplicar com segurança e tranquilidade. Além disso, com a ajuda da tecnologia muitas ações referentes a esses procedimentos podem ser realizadas online e poupar muito tempo.

Contudo, é necessário tomar algumas precauções. Primeiro, uma administradora regulamentada deve ser procurada. O contrato do consórcio deve ser lido com atenção para que o comprador confirme se todas as cláusulas estão de acordo com o combinado. Os prazos também devem ser muito bem analisados para que logo se crie a consciência da espera e o planejamento possa ser colocado na ponta do lápis.

E então, o consórcio imobiliário é recomendado para você? Em qual dessas situações você se encaixa? Comente e participe!

Adicionar comentário