Consórcio de terreno vale a pena?

consórcio de terrenoO consórcio é uma forma de obter crédito de maneira planejada e muito versátil. Além do consórcio imobiliário tradicional, que envolve adquirir uma casa pronta ou em construção, há outras possibilidades. É possível, por exemplo, utilizar a opção para uma reforma ou até para um terreno.

Como a última alternativa não é tão conhecida, é comum que surjam dúvidas. Será que ela realmente vale a pena? Fazer essa avaliação é fundamental para que o orçamento não sofra com uma escolha ruim.

Para tirar as suas dúvidas, entenda os pontos principais do consórcio de terreno e tome uma boa decisão!

Como funciona o consórcio de terreno?

Um dos aspectos que tornam a escolha bastante viável é o fato de ela ter um funcionamento equivalente ao de qualquer outro contrato do tipo. Quando a intenção é comprar um terreno, você entra no grupo específico para o valor que deseja e, então, começa a pagar as mensalidades.

A cada assembleia ocorrem os sorteios e também as contemplações pelos lances. Eles são fixos, livres ou embutidos, dependendo das características da administradora.

Depois que tiver a carta de crédito contemplada, você deve apresentar a documentação exigida. A partir daí, poderá usar o valor para adquirir o terreno, conforme as suas necessidades.

Quais são os benefícios de recorrer a essa modalidade?

Por si só, o consórcio é uma opção vantajosa. Como não tem taxa de juros, é mais barato que o financiamento. Também oferece uma modalidade de compra programada e sustentável para o orçamento, de modo a garantir um processo seguro para as finanças.

Especificamente, o consórcio de terreno tem outros pontos positivos. Ele permite, por exemplo, aumentar o seu patrimônio e aproveitar ondas de valorização. Com a carta de crédito é possível adquirir uma porção de terra e, se for o caso, vendê-la posteriormente quando ela estiver mais valorizada.

Também é uma escolha que oferece máxima personalização. Ao comprar um lote, você poderá construir um imóvel da forma que quiser ou precisar. Desde que as regras municipais sejam atendidas, há como transformar o espaço de acordo com a necessidade.

Além de tudo, muitas vezes comprar um terreno e construir no local é mais barato que adquirir opções menores e menos atraentes. Se puder esperar até a conclusão, tem a chance de ter um resultado muito melhor.

Como participar de um consórcio do tipo?

O primeiro passo para fazer essa aquisição programada é pensar nos seus objetivos e em suas possibilidades. Entenda o que deseja adquirir, qual será a finalidade e quanto pode pagar mensalmente.

Em seguida, busque uma administradora de confiança e que ofereça o consórcio de terreno. A empresa deve ter qualidade, experiência e reconhecimento no mercado, pois isso trará segurança para a etapa.

Encontre um grupo com o valor desejado e passe a integrá-lo. Depois de assinar o contrato, tome cuidado para não atrasar as parcelas. Se quiser antecipar a contemplação, estude o comportamento dos participantes e realize lances no momento oportuno. Ao final, terá a porção de terra que deseja, para a função específica necessária.

O consórcio de terreno é uma variação da versão imobiliária e que vale muito a pena por causa de suas vantagens. Ao seguir essas orientações, você poderá aproveitar a oportunidade e fortalecerá o seu patrimônio.

Ainda tem alguma dúvida sobre a etapa? Conte nos comentários e participe!

Adicionar comentário