Carta de crédito contemplada? Veja o prazo de validade da carta de crédito

Ao ser sorteado ou dar o lance vencedor, você terá a carta de crédito contemplada. Quando isso acontece, o valor contratado fica disponível para uso, de acordo com as condições de contrato. No entanto, é preciso ficar atento ao período de utilização desse montante.

Muita gente tem dúvidas sobre o prazo de validade da carta de crédito, então é fundamental se informar antes. Isso evitará surpresas desagradáveis após a contemplação e permitirá que você adquira o bem ou serviço desejado.

A seguir, descubra qual é o prazo de validade da carta de crédito e veja até quando ela deve ser usada.

Qual é o limite de tempo para utilização da carta de crédito contemplada?

Antes de tudo, é importante entender que a carta de crédito é um direito adquirido, previsto em contrato nos consórcios formais. Trata-se do valor que você tem garantido pelo pagamento das prestações e que permite dar o destino desejado.

Ao ter a carta de crédito contemplada, entretanto, cada contrato apresenta especificidades para o uso do elemento. Alguns contratos determinam que é preciso utilizar em até 90 dias após a contemplação, enquanto outros estabelecem que é possível aguardar até 6 meses ou 180 dias.

Contudo, a data final e definitiva é a finalização do grupo. Em geral, as pessoas têm até o último mês anterior ao encerramento para ter aprovada a utilização dos recursos. Se você perder o período, não perderá o direito de usar o dinheiro, mas terá que passar por novas etapas de qualificação.

Por que existe o prazo de validade da carta de crédito?

Quando há alguém decide utilizar a sua carta de crédito contemplada, a administradora precisa se precaver. É necessário fazer uma avaliação de crédito, de modo a garantir que o participante continuará a pagar as parcelas conforme o acordado. Então, os documentos são submetidos e analisados. Quando são aprovados, o contemplado pode usar o valor disponível.

O prazo de validade da carta de crédito existe, justamente, para garantir o processo. Imagine se alguém pudesse apresentar os documentos e conseguisse aprovar a utilização da carta de crédito, mas só fizesse uso do dinheiro 5 anos mais tarde. Até lá, a situação financeira poderia ter mudado, sem que a administradora tivesse controle.

Portanto, o período serve para criar uma janela de confiança quanto à avaliação de crédito. Uma vez expirado, a aprovação perde validade e tem que ser solicitada novamente.

Como lidar com esse prazo?

Se você deseja ter a casa ou o carro novo logo após a contemplação, é essencial verificar o que diz o contrato. Entenda qual é o prazo disponível e comece a providenciar toda a documentação necessária. Em alguns casos, é algo que pode levar tempo, então a dica é se antecipar.

Limpe o nome antes mesmo de obter a contemplação, já que isso acelera o processo. Também vale a pena decidir qual será o bem previamente ao dinheiro e até preparar o orçamento, caso seja preciso complementar o valor. Ao ser contemplado, você não perderá o prazo de validade da carta de crédito porque tudo estará pronto para uso.

Ter o cuidado de se antecipar é essencial para não ter que correr contra o tempo de expiração. Como consequência, suas decisões são tomadas de forma embasada e têm maiores chances de êxito.

Ao conhecer o prazo de validade da carta de crédito, você terá todas as ferramentas necessárias para concluir o consórcio com sucesso. Quando obtiver a carta de crédito contemplada, portanto, não se esqueça do período para obter bons resultados.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre a questão, deixe um comentário e participe!

Adicionar comentário